sábado, 18 de setembro de 2010

Celulite pode ser amenizada com alimentação balanceada e exercícios

Quem tem celulite sabe como é difícil se livrar dela, mas existem grandes aliados. Alguns legumes, frutas e verduras, ajudam a combater o aspecto de casca de laranja que as mulheres odeiam.

A lista dos aliados nesta luta começa com as verduras. “Os verdes escuros como o brócolis, agrião, rúcula, espinafre ajudam não só como anti-inflamatórios mas também ajudam a circulação”, explica Silvia Bretz, endocrinologista.

Os mesmos benefícios estão no azeite. Basta uma colher por dia. “É claro que o azeite também é rico em caloria por isso que pessoas acima do peso não deveriam consumir mais do que quem colher se sopa e lembrando que o azeite deveria ser consumido sempre frio, porque senão pode perder algumas propriedades”, afirma.

O ideal é substituir o pãozinho do café da manhã por aveia com frutas e trocar o arroz branco pelo integral. “Eles seriam importantes porque essas fibras no intestino reagem com a água varrendo as toxinas e eliminando fazendo uma faxina no organismo”, explica a endocrinologista.

Pimenta, gengibre e bebidas como café e chá verde ajudam a queimar calorias, mas exigem moderação, pois podem provocar taquicardia, insônia ou gastrite. Basta um toque de pimenta e uma xícara de café. O chá verde, para quem não tem restrições, pode ser tomado de manhã e à tarde, até dois litros por dia.

“Na verdade uma vez que não existe nenhum alimento que sozinho combata a celulite é interessante que ao longo da vida fazermos combinações inteligentes. Então começarmos sempre com uma boa salada, carnes magras como frango e peixes. O sucesso vai ser notado ao longo dos anos e da vida”, garante Silvia Bretz.




sábado, 11 de setembro de 2010

Vitamina B pode atrasar evolução do Alzheimer


Doses elevadas de vitamina B poderiam reduzir entre 30% e 50% a atrofia cerebral em pessoas afetadas por um transtorno cognitivo leve (TCL), atrasando a evolução do mal de Alzheimer, segundo estudo publicado esta quinta-feira.  Foto:null/AFP

Foto: AFP: Doses elevadas de vitamina B poderiam reduzir entre 30% e 50% a atrofia cerebral

LONDRES (AFP) - Doses elevadas de vitamina B poderiam reduzir entre 30% e 50% a atrofia cerebral em pessoas afetadas por um transtorno cognitivo leve (TCL), atrasando a evolução do mal de Alzheimer, segundo estudo publicado esta quinta-feira.

A atrofia cerebral é uma consequência natural da idade, mas se acelera quando ocorre o transtorno cognitivo leve, que se caracteriza pela perda de memória, e que pode ser um sinal precursor do Alzheimer em pessoas de certa idade.

A vitamina B é encontrada naturalmente em muitos alimentos, como carne, ovos, peixes e verduras. Mas sua administração em doses elevadas é arriscada e pode ter efeitos colaterais.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford estudou os efeitos da vitamina B em 168 pessoas com mais de 70 anos, que foram diagnosticadas com transtorno cognitivo leve e os resultados foram publicados na página na internet da PLOS One (Public Library of Science One).

Durante um período de dois anos, a metade das pessoas estudadas recebeu uma pastilha com doses elevadas de três tipos de vitamina B - ácido fólico (B9), B6 e B12 -, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Em média, o consumo de vitamina B diminuiu em 30% o ritmo de progressão da atrofia cerebral, e em alguns casos chegou a 53%.

"Esperamos que este tratamento simples e seguro possa atrasar o desenvolvimento do mal de Alzheimer em muita gente que sofre de transtorno cognitivo leve", disse David Smith, um dos principais pesquisadores envolvidos neste estudo do departamento de farmacologia de Oxford.

Algumas vitaminas B controlam o nível de homocisteína (aminoácido) do sangue. Altos níveis de homocisteína estão associados a uma atrofia cerebral acelerada e ao mal de Alzheimer.

"Estas vitaminas têm efeito na estrutura do cérebro, a protegem, e são muito importantes porque precisamos proteger o cérebro para prevenir o Alzheimer", acrescentou David Smith.

Rebecca Wood, diretora executiva da associação britânica Alzheimer Research Trust, que co-financiou o estudo, considerou por sua vez que os resultados são "muito importantes".

"As descobertas devem levar a mais testes para acompanhar as pessoas com risco de desenvolver Alzheimer e, esperamos, mais sucessos", acrescentou.

Seriam necessários novos estudos para ver se além dos efeitos sobre a atrofia cerebral, a vitamina B previne realmente o desenvolvimento do mal de Alzheimer em pessoas afetadas por transtorno cognitivo leve.

Cerca de 37 milhões de pessoas no mundo sofrem de demências, a maioria ligadas ao mal de Alzheimer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100909/saude/gb_ci__ncia_sa__de_alzheimer

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alimentos Funcionais


O que são alimentos funcionais?

São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Como isso pode ocorrer?

Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas. Dessa forma, está cada vez mais claro, que existe uma relação entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

Onde são encontradas essas substâncias bioativas?

Essas substâncias são encontradas em hortaliças, grãos e leite fermentado. Essas substâncias também apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.

Como podemos classificar os alimentos funcionais?
Os alimentos funcionais são classificados da seguinte maneira:

Alimentos geneticamente modificados em algum nutriente para desempenhar alguma função fisiológica específica, com benefícios sobre à saúde.
Matéria – prima de origem vegetal
Alimentos processados sem adição de ingredientes
Alimentos processados com ingredientes adicionados, sendo este último grupo muito questionado, com muitos autores preferindo classificar essa gama de produtos como fortificados ou enriquecidos e não como funcional.

O que são fitoquímicos?

No organismo humano possuem a capacidade de ativar o código genético na emissão de células de alta potencialidade de energia biológica, causada pela ação na eletrofisiologia humana, redistribuindo a energia biológica fabricada pelo corpo. Ajudam a incrementar a energia no núcleo das células, de maneira que possam funcionar com maior eficiência contribuindo na restauração de moléculas que estruturam o corpo.

O processo de ativação é o resultado de combinações exclusivas e balanceadas de micronutrientes extraídos das células vegetais vivas.

Serão apresentadas a seguir algumas substâncias consideradas funcionais:

substância
funções
fontes alimentares
ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS
Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata
azeite de oliva
ÔMEGA – 3:Efeito protetor de doenças cardiovasculares

Evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial
Diminui a pressão sanguínea
Aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim)

Pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue

Peixes de água fria e frutos do mar.
ÔMEGA – 6:Efeito protetor para as doenças cardiovasculares.óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, bem como nas nozes, soja e gergelim
FITOESTERÓISAge precipitando o colesterol dietético presente no intestinopode colaborar a redução da absorção do colesterol.
Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase
Óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol
FITOESTRÓGENOS
isoflavona
(genisteína e a daidzina)
Menor incidência de doenças cardiovasculares
Câncer de mama
Câncer de próstata
Osteoporose

Soja

Inhame

Antocianinas (flavonóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicascerejas, jambolão, uvas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas entre outros
Antoxantinas (flavinóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicasbatata e repolho branco
CAROTENÓIDESEssenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovascularesCenoura, abóbora e mamão
LICOPENOReduz a concentração de radicais livres
Previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL
Tomate, melancia
FIBRAS SOLÚVEISAbsorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol

Algumas frutas, vegetais, leguminosas
( feijão, lentilha )

FIBRAS INSOLÚVEISComo celulose e lignina, por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).cascas de cereais

fonte imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://maximoasinelli.files.wordpress.com/2010/06/alimentos-funcionais-e-biotecnologia.jpg&imgrefurl=http://m

substância
funções
fontes alimentares
ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS
Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata
azeite de oliva
ÔMEGA – 3:Efeito protetor de doenças cardiovasculares

Evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial
Diminui a pressão sanguínea
Aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim)

Pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue

Peixes de água fria e frutos do mar.
ÔMEGA – 6:Efeito protetor para as doenças cardiovasculares.óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, bem como nas nozes, soja e gergelim
FITOESTERÓISAge precipitando o colesterol dietético presente no intestinopode colaborar a redução da absorção do colesterol.
Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase
Óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol
FITOESTRÓGENOS
isoflavona
(genisteína e a daidzina)
Menor incidência de doenças cardiovasculares
Câncer de mama
Câncer de próstata
Osteoporose

Soja

Inhame

Antocianinas (flavonóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicascerejas, jambolão, uvas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas entre outros
Antoxantinas (flavinóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicasbatata e repolho branco
CAROTENÓIDESEssenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovascularesCenoura, abóbora e mamão
LICOPENOReduz a concentração de radicais livres
Previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL
Tomate, melancia
FIBRAS SOLÚVEISAbsorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol

Algumas frutas, vegetais, leguminosas
( feijão, lentilha )

FIBRAS INSOLÚVEISComo celulose e lignina, por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).cascas de cereais

domingo, 5 de setembro de 2010

Memória em dia: alimentos que estimulam o cérebro Eles melhoram a concentração e ajudam a aumentar seu rendimento nos estudos

A fisetina é uma substância que se encontra no morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), essa substância vem sendo considerada fundamental para manter a memória jovem, porque sua função é estimular a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e fortalecê-las. Os alimentos deste grupo contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar. Confira abaixo alguns nutrientes e minerais amigos do cérebro:


- Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo: Sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro, iogurtes.

- Vitamina E: Poderosa ação antioxidante. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Vitamina C: Famosa ação antioxidante. Presente nas sementes frescas e cruas que foram pré-geminadas, assim como na maioria das frutas.

- Vitaminas do complexo B: Regulam a transmissão de informações (as sinapses) entre os neurônios, presente nas sementes e nas fibras dos alimentos integrais e proteínas.

- Bioflavonoides: São polifenois com forte ação antioxidante. Além das sementes, são encontrados também no limão, frutas cítricas, uva e nas folhas verde escuro.

- Colina: Participa da construção da membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas já lesadas. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Acetil-colina: Um neurotransmissor, fundamental para as funções de memorização no hipocampo. Presente na gema do ovo e em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fitosterois: Estimulante poderoso do sistema de defesa do organismo, reduzindo proliferação de células tumorais, infecções e inflamações. Presente em todas as sementes e grãos, como também em óleos vegetais prensados a frio.

- Fosfolipídeos (entre eles a Lecitina): Funcionam como um detergente, desengordurando todos os sites por onde passa. Além disso, participam na recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória. Presente em todas as sementes e grãos (predominância na soja), como também em óleos vegetais prensados a frio.


- Ômega-3
: Funciona como um antiinflamatório poderoso, evitando a morte dos neurônios. Existem somente três fontes: os peixes de águas frias e profundas e as sementes de linhaça e prímula.

- Carboidratos: A glicose é a energia exclusiva do cérebro. Por isso, ficar muito tempo sem comer carboidratos diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia de forma regular. Já o açúcar dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura, sem fornecer energia de modo constante.

- Cafeína: É um potente estimulante do sistema nervoso central. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, causa danos à memória. Café e chá verde.

- Triptofano: Aminoácido que atua no sono e na performance cerebral. Pode ser encontrado no leite, queijo branco, nas carnes magras e nozes.

fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11850-Memoria-em-dia-alimentos-que-estimulam-o-cerebro.htm

sábado, 4 de setembro de 2010

Tai Chi chuan a pratica de longevidade

Neste vídeo, produzido por Regina Azevedo e realizado por Mauro Rubens da Silva, a Mestra Jerusha Chang dedica-se à prática do Tai Chi Chuan.
Autora do Pequeno Livro do Tao (veja detalhes em http://oplivros.com.br/livros/catalog... ), Jerusha, discípula dileta do Mestre Liu Pai Lin, compartilha com os leitores os preciosos ensinamentos repassados a ela pelo mestre taoísta.
Liu Pai Lin foi o grande divulgador dos princípios do Tao no Brasil, incluindo o Tai Chi Chuan e diversas outras práticas visando à saúde e à longevidade reunidos no método consagrado como "Tai Chi Pai Lin"


A dieta pode melhorar os sintomas do autismo?

O autismo é uma desordem ainda pouco compreendida. Geralmente o diagnóstico é feito com base em características como dificuldades de interação social, prejuízos na comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. É uma doença diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, sendo mais freqüente em meninos. Suas causas não são conhecidas porém existe a hipótese de que proteínas como o glúten e a caseína estão envolvidas no desenvolvimento e progressão da doença.

Muitos livros e sites da internet, especialmente nos EUA recomendam que indivíduos autistas eliminem estas substâncias de suas dietas. A proteína glúten está presente em alimentos feitos com aveia, centeio, cevada e trigo. Assim bolos, tortas, biscoitos, massas e pizzas quando feitos com estas matérias primas devem ser eliminados da dieta. A caseína é a proteína do leite dos mamíferos. Uma dieta livre de caseína deverá excluir o leite e todos os seus derivados como queijo e iogurte.
Com esta dieta, pais, médicos e nutricionistas relatam melhoras significativas nos sintomas dos indivíduos autistas. Porém será que a dieta realmente ajuda?
Fonte da imagem: http://img.timeinc.net/time/europe/magazine/2002/0715/autism/images/kid.jpg

O que se sabe até agora:
  • O glúten e a caseína contém proteínas que ao serem digeridas tranformam-se em compostos opiáceos com poder de gerar uma certa dependência. Estes compostos são as gluteomorfinas e caseomorfinas.
  • Alguns indivíduos autistas (20%) apresentam sintomas gastrintestinais como diarréias frequentes. O intestino destes indivíduos também costuma ser mais permeável causando uma absorção dos compostos opiáceos. Quando os indivíduos apresentam esta absorção exagerada a quantidade de compostos opiáceos na urina é bastante aumentada.
  • Tais compostos atingem o cérebro causando estados mentais compatíveis com intoxicação por drogas opiácias, como a morfina, a codeína e a heroína. Estudos mostram que camundongos que receberam doses elevadas de caseomorfinas tiveram áreas do cérebro alteradas. Porém não tenho conhecimento de nenhum estudo que comprove que caseomorfinas e gluteomorfinas possam causar sintomas do autismo em seres humanos.
  • Mesmo assim, alguns estudos mostram que quando a caseína e o glúten são removidos da dieta os indivíduos não mais sentem os efeitos dos compostos opiáceos e seu comportamento melhora significativamente. Outros estudos não mostram nenhuma relação entre dieta e autismo.
  • Pesquisas controladas estão sendo realizadas no momento e devem estar disponíveis até o próximo ano.
Testando a dieta:
O instituto de pesquisa sobre autismo, estabeleceu um tratamento que inclui a dieta livre em glúten e caseína ara indivíduos autistas. De acordo com o instituto todo indivíduo autista deve testar a mesma por pelo menos três meses. Porém consulte um nutricionista pois a retirada de alguns alimentos deve ser feita em substituição a outras para que a criança não desenvolva nenhuma deficiência nutricional. Geralmente o processo se inicia com a remoção de um alimento por vez para que se saiba qual estava causando mais problemas. Por exemplo, como primeiro passo o leite de vaca pode ser substituído por leite de soja ou suco fortificado com cálcio. Um mês após a eliminação do leite e de seus derivados inicia-se a eliminação do glúten. A dieta exige bastante paciência e colaboração de familiares e professores já que todos os ingredientes de alimentos industrializados devem ser lidos afim de detectar a possível adição de caseinatos, lactose, aveia, trigo, farinha de trigo, farelo de trigo etc. Nossa legislação ainda obriga as indústrias a incluir nos rótulos as frases: "contém glúten" ou "não contém glúten".
Procure por lojas que vendam alimentos livres de glúten e caseína e também por receitas para que a dieta não fique muito monótona. Para receitas sem glúten: http://www.acelbra-rs.org.br/receitas.asp
Alimentos permitidos incluem arroz, quinoa, batatas, farinha de milho, soja, frutas, vegetais, feijão, tapioca, carnes, peixes e ovos.

Resolvendo dois problemas comuns:

- "Leite e pão são os alimentos que meu filho mais aceita. O que fazer? Se eu retirá-los ele pode emagrecer." Caso seu filho seja uma das crianças que apresenta grande absorção de compostos provenientes do glúten e da caseína é importante que se teste a dieta. Após um primeiro período de insatisfação seu filho se tornará mais confortável com outros alimentos. Faça pães, bolos e outros alimentos que não levem leite e trigo. Lista de alimentos sem glúten: http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php
Você também pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente das empresas alimentícias e solicitar uma lista dos alimentos sem glúten fabricados por eles.
- "Como eliminar o leite?" O leite de vaca é um alimento que tem uma composição adequada para o bezerro mas não para seres humanos. Seu principal ponto forte é seu conteúdo alto em cálcio. Porém o mesmo pode ser adequadamente adquirido com uma ingestão apropriada de vegetais verde-escuros e castanhas. Várias marcas de leite de soja também contém fortificação com cálcio. Caso seu nutricionista ainda considere sua ingestão insuficiente poderá prescrever um suplemento. Leia sempre os rótulos pois o leite está presente em vários alimentos industrializados, procure pelas palavras leite, leite em pó, caseína e lactose.
Fonte da imagem: http://img.timeinc.net/time/europe/magazine/2002/0715/autism/images/kid.jpg

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Produtos Beladri disponíveis em nossa loja

PANQUECA BOLONHESA (CONGELADA)
BISCOITO CHAMPANHE biscoito champanhe (sem glúten, sem lactose)
BISCOITO LARANJA biscoito de laranja (sem glúten, sem lactose)
CASADINHO DE CHOCOLATE casadinho de chocolate (sem glúten, sem lactose)
tem támbém o casadinho de goiaba e o de limão.
BOLINHA DE BATATA COM FRANGO (CONGELADA) bolinha de batata com frango (congelada) (sem glúten, sem lactose e sem açucar)
BOLINHA DE QUEIJO (CONGELADA) bolinha de queijo (congelada) (sem glúten e sem açúcar)
COXINHA DE FRANGO (CONGELADA) coxinha de frango (congelada) (sem glúten, sem lactose e sem açucar)
EMPADÃO DE FRANGO COM PALMITO (CONGELADO) empadão de frango com palmito e de palmito (congelada) (sem glúten, e sem açucar)
ESFIRRA DE CARNE (CONGELADA) esfiha de carne e vegetariana (congelada) (sem glúten, sem lactose, sem açucar)
LASANHA AO SUGO (CONGELADA) lasanha ao sugo, 4 queijos, bolonhesa, frango (congelada) sem glúten, sem açúcar)
MINI TORTA MOUSSE (CONGELADO) mini torta mousse (congelada) sem glúten e sem lactose, Pode conter traços de soro de leite. Não indicado para alérgicos à proteína do leite.
MISTURA BOLO CHOCOLATE mistura para bolo chocolate e baunilha/formigueiro (sem glúten, sem lactose, sem ovo)
MISTURA PÃO DE PSÍLIO Mistura para páo de psilio (sem glúten, sem lactose, sem açucar)
panqueca vegetariana, presunto e queijo, frango e bolonhesa (sem glúten e sem açucar)
PÃO DE HAMBURGUER pão de hamburguer (sem glúten, sem lactose, sem açucar)
PASTEL ASSADO FRANGO (CONGELADO) pastel assado de frango e carne (sem glúten e sem lactose)